Construção de "Camas capilares" na Quita dos 7 Nomes, um revolucionário sistema de produção que necessita de um mínimo de água e manutenção.
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
"Camas capilares" na Quita dos 7 Nomes
Construção de "Camas capilares" na Quita dos 7 Nomes, um revolucionário sistema de produção que necessita de um mínimo de água e manutenção.
domingo, 9 de agosto de 2009
Pode um país ser autónomo em recursos?

É uma questão que habitualmente se coloca entre as pessoas que se aproximam da Permacultura.
A verdade é que a maioria das pessoas não faz a menor ideia do que representa o consumo em recursos da comida que adquire e de outros elementos essenciais à vida diária.
Geralmente tem-se a ideia de que não é possível Portugal ser autónomo naquilo de que necessita (alimentos, vestuário, energia, etc.).
Mas na verdade é um mito muito grande...
Vejam o documento seguinte que mostra um estudo profundo sobre a auto-suficiência da cidade de Totnes e de Inglaterra.
Algumas conclusões são de que utilizando um dos modelos da Permacultura, o Reino unido só necessitaria de metade da área total do país para produzir todos os seus bens.
Outra curiosidade é a de que durante a 2ª grande guerra a produção local nos quintais das casas de cada um, ascendeu a 40 toneladas por hectare.
http://transitionculture.org/wp-content/uploads/cantotnesfeeditself1.pdf
segunda-feira, 1 de junho de 2009
TORRE DE MINHOCAS
Muito boa ideia!
(Copiar o link numa nova janela)
Vejam: http://vodpod.com/watch/1126355-permaculture-worm-tower
Muito boa ideia!
(Copiar o link numa nova janela)
Vejam: http://vodpod.com/watch/1126355-permaculture-worm-tower

UM DOS MAIS REVOLUCIONÁRIOS PROJECTOS EM PERMACULTURA
TRANSFORMAR UM DESERTO SALGADO NUM PARAÍSO EM 3 ANOS!
Pela mão de Geoff Lawton, actual director do Instituto de Austrália, demonstrou que qualquer lugar da terra pode ser facilmente transformado num "paraíso" produtivo e inverter totalmente e globalmente a desertificação.
Vejam em: http://permaculture.org.au/project_profiles/middle_east/jordan_valley_permaculture_project.htm
e também: http://permaculture.org.au/2007/03/01/greening-the-desert-now-on-youtube/
segunda-feira, 25 de maio de 2009
MAIS HORTAS URBANAS EM LISBOA

Caros amigos,
Um grande amigo meu e permacultor (também foi comigo à Austrália) Jorge Cancela, está a dinamizar na Alta de Lisboa uma horta urbana comunitária, que já está a suscitar grande interesse em várias pessoas ligadas ao planeamento.
Vejam também o blogue dele: http://arvoresdaminharua.blogspot.com
Notícia completa: http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1382724
"Também naquele bairro da Alta de Lisboa poderá nascer nos próximos tempos uma outra horta, esta comunitária, sonhada pelo morador e arquitecto paisagista Jorge Cancela, que tem vindo a recrutar futuros hortelões. O mentor da ideia adianta já que conseguiu convencer "mais de 40" e precisa que vai tentando tentar reunir o maior número de apoios para o projecto, incluindo o necessário terreno.
Uma das ambições desta horta comunitária é aproximar os moradores realojados naquela zona da cidade dos que lá compraram casa, contribuindo para uma maior harmonia entre este "mix social" e para o aumento do sentimento de pertença dos próprios ao todo da comunidade. A produção, explica o arquitecto paisagista Jorge Cancela, será biológica e a zona a cultivar terá que ter "um acesso relativamente fácil, seja de automóvel, seja pedonal", além de fornecimento de água e uma vedação.
O projecto e a eventual cedência de um terreno por parte da Câmara Municipal de Lisboa já estão a ser analisados pelos serviços da autarquia, garante aquele arquitecto paisagista.
No mesmo sentido, e segundo a Câmara Municipal de Lisboa, que aponta os exemplos das hortas no Vale Fundão e no Bairro Padre Cruz, o desafio da autarquia é intervir nas hortas comunitárias já existentes, algumas das quais em espaços privados e que não têm fornecimento de água ou acessos em condições, garantindo que nenhum dos hortelões deixa de ter um espaço de cultivo.
"É a primeira vez que a câmara aposta mesmo nas hortas", garante Sá Fernandes, acrescentando que "antigamente" a prática era simplesmente "fechar os olhos" e ir permitindo a sua existência."
Fonte: PÚBLICO
segunda-feira, 11 de maio de 2009
Palestra sobre Permacultura em Sintra
2º Curso de Permacultura (introdutório)
quinta-feira, 2 de abril de 2009
ABERTURA

Caros Amigos,
Este espaço pretende servir todos aqueles que tenham dúvidas sobre algum aspecto da Permacultura, assim como acolher novas ideias que possam oferecer.
Estou à disposição para ajudar naquilo que puder e conseguir, todos aqueles que assim o desejarem.
Estou a preparar documentação inédita em português relativa a plantas e suas funções e que poderei disponibilizar em breve.
Subscrever:
Mensagens (Atom)